Jogos tradicionais

Jogos Tradicionais Portugueses

Corrida de Sacas

Picture
MATERIAIS: Sacos de Serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes. 

DESCRIÇÃO: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida  e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal da partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro.


Jogo das Andas

Picture
MATERIAL: Andas 

DESCRIÇÃO: 
  O Percurso da corrida é definido pelo júri. Após o inicio da prova, deverá voltar ao ponto de partida todo o concorrente que caia das andas.

  Ganha a equipa que chegar à meta em primeiro lugar.


Paulada ao Cântaro

Picture
 MATERIAIS: Pau ou cacete, cântaro de barro, venda, postes, corda e prémios (Guloseimas) ou engano (água, farinha, terra, farelos). 

 DESCRIÇÃO: Suspenso  por uma corda, coloca-se um cântaro, com um prémio ou um engano, só o júri conhece o conteúdo de cada cântaro.

Com os olhos vendados, é volteado 5 vezes pelo júri, partindo depois, com um pau ou cacete, numa das mãos para tentar quebrar o cântaro.


Jogo da Malha

Picture
MATERIAL: 4 malhas de madeira, ferro ou pedra (duas para cada equipa); 2 pinos (paus redondos que se equilibrem na vertical).
Jogadores: 2 equipas de 2 elementos cada.

DESCRIÇÃO:Num terreno liso e plano, são colocados os pinos, na mesma direcção, com cerca de 15/18 metros de distância entre eles. Cada equipa encontra-se atrás de um pino. Joga primeiro um elemento de uma equipa e depois o da outra, tendo como objectivo derrubar ou colocar a malha o mais perto do pino onde está a outra equipa, lançando-a com uma mão.

Pontuação: 6 pontos por cada derrube, 3 pontos para a malha que fique mais perto do pino. Quando uma equipa atinge 30 pontos, ganha. Uma partida pode ser composta por três jogos, uma equipa para vencer terá de ganhar dois.